background

Blog da Athenas

Como a tecnologia pode otimizar a sua produção?

Como a tecnologia pode otimizar a sua produção?

A produção agrícola brasileira é um dos motores econômicos do país. Cerca de 23,5% do PIB do Brasil vem do agronegócio, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA). O avanço anual da produção está diretamente ligado à tecnologia, que otimiza processos e permite maior produtividade na propriedade rural.

Neste texto você vai entender como a tecnologia pode otimizar a sua produção. Confira!

Agricultura de precisão: GPS, sensores, drones e máquinas

Com mais recursos tecnológicos, tornam-se cada vez mais eficientes a preparação do solo, a plantação, a colheita e todas as outras etapas da produção agrícola. Sensores e GPS permitem que as máquinas sejam guiadas de maneira quase automática por telemetria exatamente no local programado, reduzindo o consumo de combustível e aumentando o aproveitamento do plantio.

Além disso, os equipamentos conseguem coletar informações sobre as plantas, com análises precisas e rápidas sobre a saúde e a qualidade dos produtos, fertilizantes e defensivos agrícolas a serem utilizados.
Drones medem outras variáveis sobre a produção, como a quantidade de plantas, sua altura, a saúde da plantação, a necessidade de água, insumos e a detecção de pragas.

Aplicativo de gestão agrícola: dados que garantem um bom gerenciamento

No entanto, todas as informações coletadas não terão valor algum se não forem bem geridas e organizadas. Para isso, existem hoje sistemas de gestão agrícola que otimizam a produção e a rotina de trabalho no campo e na administração da propriedade rural. É toda a praticidade de um sistema CRM designado especialmente para o uso no campo.

Tecnologia e agronegócio têm tudo a ver. Por isso, é possível até mesmo gerir e acessar os dados sobre a propriedade rural a partir de um celular, tablet ou notebook.

Basta ter acesso à internet para praticamente administrar as suas fazendas a partir de qualquer lugar – até mesmo do local da plantação, pois é crescente no Brasil a porcentagem de terras rurais que já têm acesso à internet sem fio e à rede de telefonia móvel.

Por que a tecnologia otimiza a sua produção

As vantagens são muitas: diversos módulos para a gestão de toda a propriedade, seja no aspecto administrativo, financeiro, comercial ou operacional; não corra riscos de perder ou ter suas informações extraviadas; acesse os dados de sua fazenda na palma da mão em poucos cliques; tome decisões estratégicas com informações precisas, integradas e atualizadas em tempo real. 

Por meio de plataformas como essa a produção é otimizada e tem seus custos reduzidos. Diminui-se o desperdício de insumos e da colheita, a gestão da propriedade passa a exigir menos funcionários, economiza-se com custos em manutenção de equipamentos e o produtor tem muito mais controle sobre o dinheiro investido em cada plantação.

Associados, tanto o sistema de gestão agrícola como os recursos tecnológicos operacionais (drones, sensores, câmeras, coletores de dados, GPS e outros) promovem uma verdadeira otimização no desempenho da sua produção. Investimento com retorno garantido, uma plataforma de gestão agrícola traz segurança e rentabilidade para a propriedade rural em curto, médio e longo prazo.

Você já está usufruindo de tecnologia nas suas propriedades? Conheça a a plataforma da Athenas, ARGUS e eleve a sua produção!

Entre em contato conosco!