A tecnologia chega aos espaços agrícolas agregando possibilidades inovadoras para os meios de produção, gerando maior rentabilidade e proporcionando melhores condições de cultivo.
Assim, novos termos chegam para definir essa revolução tecnológica, como Agricultura de Precisão e Agricultura 4.0. Hoje vamos esclarecer as diferenças entre elas. Continue a leitura!
Agricultura de precisão e Agricultura 4.0
A integração do cultivo com o sistema tecnológico é aplicada à agricultura como uma forma de proporcionar maior precisão e produtividade nos seus processos de cultivo.
A Agricultura de Precisão, portanto, faz a coleta de informações e dados do solo, realizando análises sobre a localização do cultivo e determina as quantidades mais adequadas de insumos para as produções.
Em contrapartida, a Agricultura 4.0 refere-se a ferramentas digitais e tecnológicas utilizadas para os processos de produtividade. São equipamentos digitais de ponta e que se conectam a softwares que atuam no processo de otimização do sistema de produção agrícola.
Técnicas aplicadas nas lavouras com a Agricultura de Precisão
A partir da Agricultura de Precisão é possível obter informações mais precisas sobre o solo, sua composição e a vegetação presente nesse espaço, determinando as melhores estratégias de controle de produtividade e cultivo nesse território.
Com a utilização de um GPS é possível determinar as amostragens de terra e organizar um mapa para os meios de produção.
Entre as técnicas úteis para esse processo, também estão:
* fotografias aéreas;
* imagens a partir de sistema satelital;
* videografia.
Com as ferramentas tecnológicas como suporte de desenvolvimento do cultivo, as práticas mais investidas são no controle de fertilizantes e na correção em taxas variáveis.
Recursos tecnológicos da Agricultura 4.0
A Agricultura 4.0 tem sua gestão baseada em dados e informações que permitem o processo de produtividade por meio de outras ferramentas tecnológicas e com técnicas próprias para o cultivo.
Utilizam-se de recursos com sensores, sistemas de integração entre máquinas, técnicas que analisam e permitem maior conectividade entre dispositivos móveis capazes de produzir dados indispensáveis para as decisões nos processos de cultivo.
Todas as informações geradas podem ser armazenadas em nuvem e permitem maior segurança nas operações da lavoura.
Com esses recursos, a Agricultura 4.0 influência de forma significativa na implementação de transformações genéticas, a partir da Biotecnologia, que permite um cultivo mais resistente e maior qualidade.
Importância da tecnologia para a agricultura
Muitas são as vantagens da tecnologia para os processos agrícolas. Podemos citar alguns benefícios como:
* aumento da produtividade de forma mais efetiva e com maior qualidade;
* monitoramento das operações de cultivo por meio de tecnologia de ponta;
* redução de desperdícios e custos, em virtude da maior precisão dos dados coletados pelos sistemas para os processos de produtividade.
Com o desenvolvimento da agricultura nos setores agrícolas, há um controle mais intenso sobre de chagas na lavoura, a adubação do solo é de maior qualidade e mais adequada para cada região e tipo de solo. Esses recursos desenvolvem o setor com resultados muito satisfatórios das operações realizadas para os cultivos.
A pretensão da Agricultura de Precisão e da Agricultura 4.0 é permitir, para as etapas de cultivos, as condições adequadas para o desenvolvimento dos vegetais com quantidades mínimas de água e insumos promovendo a sustentabilidade e rentabilidade em seus procedimentos!
Se quiser saber mais sobre Agricultura de Precisão e como aplicar em suas propriedades, você pode falar com a gente! Somos especialistas em colher resultados!
Entre em contato conosco!