A agricultura sempre está procurando usar novas técnicas e tecnologias para criar formas ótimas de trabalhar, ou para aprimorar o trabalho já feito nas colheitas. Por isso, o setor passa por bastante inovação, trazendo conceitos que podem facilitar o trabalho no campo.
Então, confira 5 benefícios do tráfego controlado, uma das técnicas mais importantes para preservação do solo!
1. O tráfego controlado diminui a compactação do solo
A compactação do solo não é um processo natural, mas sim, causado pela ação humana na agricultura. Sua principal causa é a movimentação constante de máquinas pesadas.
Atualmente, conforme a demanda e a competitividade do mercado crescem, é necessário um aumento no trabalho agrícola, o que significa que as máquinas precisam trabalhar ainda mais, e a compactação do solo se agrava.
O problema é que este fenômeno pode ser bem prejudicial, impactando a formação das raízes no solo e impedindo o crescimento ideal do cultivo. Por outro lado, eliminar o uso das máquinas na produção é irreal diante da crescente demanda que existe para a produção.
O tráfego controlado é uma solução para este problema, visto que ele tem como objetivo separar bem as áreas em que existe o crescimento das plantas e os caminhos por onde as máquinas circulam. Com isso, a área afetada passa a ser bem menor.
2. Aumenta a longevidade das lavouras
O uso do piloto automático é responsável por essa precisão. Então, existe uma área muito bem delimitada pelo qual as máquinas trafegam e onde é feito o crescimento das culturas. Essa prática de deixar os espaços bem separados confere uma longevidade muito maior ao solo e à própria lavoura.
3. Maior enraizamento das culturas
O uso do tráfego controlado permite maior enraizamento da planta no solo, em comparação aos cultivos em que esta técnica não é aplicada. Este ponto é fundamental, pois um volume menor de raízes significa que o volume de solo a disposição é menor, o que afeta a produtividade da cultura.
4. O uso ótimo dos recursos
O tráfego controlado faz parte da agricultura de precisão, uma série de técnicas que visa usar os recursos de maneira mais inteligente e eficaz.
Por isso, como esta técnica visa minimizar e otimizar a movimentação de máquinas, existe também o benefício do menor consumo de combustível e uma menor potência exigida pelas máquinas. Ou seja, existe uma economia gerada por conta da redução destes recursos.
Para complementar, existe também uma redução na distância total percorrida pelas máquinas, o que significa maior longevidade também para os equipamentos que não precisam rodar tanto.
5. Maior eficiência do uso da água
Por fim, a compactação do solo tem uma ligação direta com a umidade que existe dentro dele. Quanto maior a umidade, maior também o risco de compactação. Então, o controle de tráfego permite conhecer bem a umidade específica do solo, limitando a sua exposição às máquinas e diminuindo a quantidade de água necessária para hidratá-la, já que a água armazenada no solo será maior.
Por isso o tráfego controlado é uma ótima solução para trazer ainda mais produtividade e eficiência para as culturas, ao mesmo tempo que permite uma maior conservação do solo e das máquinas.
Precisa de orientação? Quer conhecer melhor o seu solo? Fale conosco!
Entre em contato conosco!