O Sistema de Plantio Direto (SPD) é um método conservacionista que surgiu no Brasil na década de 70 no Paraná, e que foi difundido pelo resto do país na década de 1990.
Nos dias atuais o Brasil possui a segunda maior área de plantio que utiliza essa técnica no mundo, só perdendo para os Estados Unidos.
O Sistema de Plantio Direto consiste em não fazer etapas de aração e da gradagem comumente utilizadas no sistema convencional. É necessário também, manter o solo sempre com cobertura vegetal, que protege o solo do impacto de gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.
Os seus principais benefícios são:
1- Aumento da produtividade
Melhora as condições de solo, e assim, também o desenvolvimento das plantas, gerando aumento da produtividade nas lavouras.
2-Redução custos de produção
Há diminuição do uso de maquinários, e de uso de químicos, já que com a recuperação da qualidade do solo há diminuição da presença de doenças e pragas.
Em áreas irrigadas, também há redução do consumo de água, pois a cobertura do solo diminui a perda por evaporação e as plantas também diminuem as perdas por transpiração.
3- Conservação do solo
A erosão é um dos maiores probemas de perda do solo. Mas com a cobertura o solo não fica exposto e deixa de criar crostas de terra que impediriam a absorção da água e também o assoreamento.
Vale lembrar que o Sistema também recupera áreas que antes apresentavam solos sensíveis à erosão.
Veja mais detalhamente sobre isso em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONTAG01_72_59200523355.html
Entre em contato conosco!