background

Blog da Athenas

5 Dicas que todo produtor agrícola e consultores de sucesso precisam seguir

5 Dicas que todo produtor agrícola e consultores de sucesso precisam seguir

Sabemos que a agricultura tem um papel essencial na economia do país. Por isso, muitas pessoas estão encontrando a oportunidade de crescer profissionalmente na área, seja como produtor, seja como um consultor agrícola. E quando o assunto é a atividade rural, o profissional precisa encarar a terra também como uma empresa, afinal, ele estará gerindo um negócio – e um muito importante.

Assim, preparamos esse artigo com algumas dicas para você, que pode estar começando agora e que deseja conquistar bons resultados como proprietário, consultor ou produtor agrícola.

1. Cuidados com a documentação

Manter a documentação da terra legalizada é primordial! O título definitivo, contrato de concessão ou declaração de posse emitida pelo INCRA precisam estar devidamente registrados em órgãos competentes.

Com isso, o produtor estará apto a participar de programas de incentivo à agricultura oferecidos pelo governo e poder contratar créditos ou financiamentos bancários para alavancar a produção.

Para verificar os documentos necessários e o passo a passo de como tirar sua carteira de produtor rural e o CNPJ, visite o site do SEBRAE. Ali você terá acesso a essas e muitas outras informações sobre a legalidade de suas atividades e terras. Clique aqui!

2. Controle da contabilidade

O planejamento financeiro é extremamente importante para o sucesso da produção agrícola. Ele precisa ser organizado de acordo as atividades que estão sendo desenvolvidas.

Ou seja, o produtor deve definir se está atuando com agricultura, pecuária, zootecnia, cultivo de floresta para corte ou outras atividades enquadradas na área da produção e exploração agrícola.

As atividades são classificadas como culturas perenes, culturas anuais e  pecuária, e cada uma dessas áreas exige um plano de gestão diferente.

Para fazer uma boa administração financeira, é necessário fazer a separação entre as finanças pessoais e as finanças da empresa. Planeje e registre detalhadamente o fluxo de caixa.

3. Software de gestão

Manter a contabilidade e outros dados organizados pode parecer tarefa difícil, especialmente no agronegócio, com tantas informações e detalhes que precisam de toda a atenção. Mas graças ao avanço da tecnologia, produtores e consultores rurais podem contar com os Softwares de Gestão.

Quando se adota essa ferramenta, o profissional agrícola se beneficiará de inúmeras vantagens. Como essa é uma área com tantas informações e dados, é extremamente necessário um método para se organizar e verificar tudo isso com a precisão necessária, para evitar erros e prejuízos.

Entre os benefícios dessa ferramenta, alguns dos principais são:

- Uma visão mais completa dos seus dados e das atividades do seu negócio, graças a coleta, armazenamento e análise que esse sistema realiza.

- Controle impecável de tudo: o que você precisa, quantidade de insumos, controle das pragas, do financeiro, etc.

- Tudo isso aumenta a eficiência e agilidade de decisões e ações, assim como dos lucros.

4.Time de especialistas

Com tantas responsabilidades, ter um ou mais profissionais especializados à disposição para encontrar soluções ideais para as questões que possam surgir no dia a dia é essencial.

Se você é produtor e precisa de auxílio para otimizar resultados, não hesite em contratar os serviços de uma consultoria rural.

Quem é consultor ou está amadurecendo a ideia de montar um escritório de consultoria precisa sempre ampliar seus conhecimentos nas áreas de análise, fertilidade e conservação do solo, pragas, melhoramento animal, inseminação, administração, assistência técnica e planejamento rural.

Dessa forma, será possível oferecer serviços que ajudarão a melhorar a qualidade dos produtos, além de organizar a melhor distribuição dos recursos disponíveis, cortando gastos desnecessários e aumentando a produtividade.

5. Manter um bom relacionamento com os clientes

Priorize sempre um bom atendimento e busque conhecer as necessidades de cada um, com detalhes. A qualidade no atendimento te dará mais chances de fechar a venda, além de render boas indicações.

Não negligencie de jeito nenhum a atenção que dispensa aos seus clientes e parceiros. De nada adiantará toda a sua competência e qualidade da sua produção se você tratar pessoas com indiferença ou indelicadeza. Isso vale não só para os clientes: estenda esse tratamento cuidadoso para seus funcionários e pessoas que trabalham com você.

Uma equipe que se sente valorizada e motivada  será um time que irá se esforçar genuinamente por você e pelas atividades que realizam.

 

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas tenham ajudado aos que estão começando na vida do agronegócio, e que tenham inspirado os que já vivem isso a muito tempo a instruir a nova geração!

 

 

Entre em contato conosco!