background

Blog da Athenas

Benefícios do sistema plantio direto

Benefícios do sistema plantio direto

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é um método conservacionista que surgiu no Brasil na década de 70 no Paraná, e que foi difundido pelo resto do país na década de 1990. 

Nos dias atuais o Brasil possui a segunda maior área de plantio que utiliza essa técnica no mundo, só perdendo para os Estados Unidos.

O Sistema de Plantio Direto consiste em não fazer etapas de aração e da gradagem comumente utilizadas no sistema convencional. É necessário também, manter o solo sempre com cobertura vegetal, que protege o solo do impacto de gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. 

Os seus principais benefícios são:

1- Aumento da produtividade

Melhora as condições de solo, e assim, também o desenvolvimento das plantas, gerando aumento da produtividade nas lavouras. 

2-Redução custos de produção

Há diminuição do uso de maquinários, e de uso de químicos, já que com a recuperação da qualidade do solo há diminuição da presença de doenças e pragas.

Em áreas irrigadas, também há redução do consumo de água, pois a cobertura do solo diminui a perda por evaporação e as plantas também diminuem as perdas por transpiração.

3- Conservação do solo

A erosão é um dos maiores probemas de perda do solo. Mas com a cobertura o solo não fica exposto e deixa de criar crostas de terra que impediriam a absorção da água e também o assoreamento.

 Vale lembrar que o Sistema também recupera áreas que antes apresentavam solos sensíveis à erosão.

Veja mais detalhamente sobre isso em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONTAG01_72_59200523355.html

Entre em contato conosco!