background

Blog da Athenas

Visita Técnica: Sistematização em cana-de-açúcar

Visita Técnica: Sistematização em cana-de-açúcar

A Equipe Athenas, em conjunto com o time da AGS, visitou nesta 6a feira a Agrícola Rio Claro, no município de Lençóis Paulista – SP.

O proprietário, Sr. Luis Carlos Dalben, nos acompanhou durante toda a tarde e nos mostrou seus canaviais, onde foram implementados os projetos de sistematização, baseados no sistema de escoamento controlado (SEC).

Esse sistema tem como princípio utilizar as próprias linhas da cana (sulcos) para o escoamento das águas de enxurradas, fazendo com que essa águas se dissipem homogeneamente pelo canavial e o seu excesso seja escoado até canais escoadouros vegetados, posicionados de forma estratégica na lavoura. Para que isso ocorra de forma eficiente é necessário que essas linhas apresentem uma ligeira declividade no sentido do canal.

Nesse sistema, o terraço, tão amplamente utilizado na conservação de solo pelo setor canavieiro, deixa de ser necessário, e não é mais utilizado, pois o projeto é desenhado para que toda a água que não infiltrar no solo escoe através das linhas até os canais, numa velocidade baixa e assim não causando quaisquer estragos na lavoura.

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer durante a visita alguns dos outros plantios realizados em fazendas próximas, que utilizaram o espaçamento de 0,50m x 1,40m, também conhecido como o plantio abacaxi. O Sr. Dalben possui 100% de sua área plantada com esse espaçamento, por acreditar que este modelo apresenta melhores resultados para sua região.

Alguns de nossos clientes que puderam estar presente conosco nesse dia de discussão técnica foram:

  1. Cofco International
  2. Usina São Manoel
  3. Diana Bioenergia Avanhandava
  4. Usina Vale (Onda Verde)
  5. Usina Colombo S/A – Açucar e Etanol
  6. Della Coletta Bioenergia
  7. Cia Muller de bebidas/Vale do Xingu
  8. CFM agropecuária
  9. Joarez H. Mendonça Filho e Guilherme Mendonça
  10. Peter Schweizer (Faz. Califórnia)
Entre em contato conosco!