background

Blog da Athenas

Consultor Agrícola: Você está se organizando corretamente?

Consultor Agrícola: Você está se organizando corretamente?

A agricultura é uma área abrangente e a quantidade de informações que os produtores e consultores precisam lidar é imensa. Para que tudo funcione de forma viável e lucrativa, e para melhorar a produtividade dos seus clientes, o consultor agrícola precisa se atualizar constantemente para orientar o produtor da melhor maneira.

Pensar na agricultura como um negócio implica pensá-la como uma indústria, isto é, levando em conta toda sua complexidade, para planejar e tomar decisões assertivas, baseadas em informações confiáveis.

Há a necessidade de estar atualizado o tempo todo sobre coisas como, por exemplo: clima e tempo;  a necessidade de fertilizantes ou correção dos nutrientes para o solo; a cotação das commodities no mercado; quanto produziu cada trabalhador; qual a previsão de perda de produção agrícola, e de qual cultura, etc.

Ao longo desse texto, vamos levantar algumas possíveis soluções para contornar as dificuldades enfrentadas pelo consultor agrícola para lidar com tanta informação! Continue a leitura!

A Consultoria e agricultura digital

Atualmente, o consultor pode se beneficiar muito com a ajuda da tecnologia. Seu trabalho aumentou, mas a eficiência com que pode realizá-lo também.

Podemos citar algo valioso para o consultor, mas que é bastante simples. Hoje a internet oferece vários canais para a troca de informações: grupos em redes sociais sobre vendas de commodities, possibilidade de consultar histórico do clima e previsões meteorológicas para o agricultor conseguir planejar melhor o seu trabalho, bancos de dados sobre fertilizantes e pragas e sites com as pesquisas mais recentes sobre assuntos importantes para a agricultura.

O que o Consultor precisa organizar

Além dessas informações gerais da área, um consultor agrícola, sendo alguém que orienta o dono de uma pequena, média ou grande propriedade rural, deve conhecer profundamente as expectativas do seu cliente, os meios de que ele dispõe ou não dispõe, e até mesmo as formas de cultivo usadas na região.

Sabendo disso, ele poderá realmente ajudar da forma ideal, entendendo quais informações ele precisa coletar, analisar e organizar, quais dos seus conhecimentos técnicos serão úteis no contexto, e como eles poderão ser aplicados.

Combinando as análises que o cliente necessita, conhecimentos atualizados em tecnologia e as informações a respeito de terras, culturas e climas, o consultor poderá fazer com que seu cliente disponha de informações em tempo real para tomar decisões o mais acertadamente possível.

E como ter tudo isso ao alcance de suas mãos, no momento exato em que precisa?

Software de Gestão Agrícola

Seu cliente quer ter todas as informações importantes sobre a propriedade na palma da mão, para consultar quando e onde precisar? Então você precisa de um software de gestão agrícola!

Isso permitirá organizar todo o tipo de informações relevantes sobre a produção, para consultar quando e onde precisar: planejamentos, climas, culturas, quantidade de safra, preço pelo qual foi vendida e para quem, financiamentos, etc.

A Solução!

Com o objetivo de auxiliar os produtores e consultores, a Athenas Agrícola desenvolveu uma plataforma de gestão que vai além: ARGUS funciona integrando todas as informações de todas as terras, deixando tudo isso conectado, tornando a tomada de decisões pelo proprietário ou gestor do negócio mais eficiente, evitando prejuízos desnecessários e aumentando a produção da lavoura.

Você pode conhecer mais sobre ARGUS visitando o stand da Athenas Agrícola na Agrishow, que acontece de 29 de abril a 3 de maio de 2019. Nossa equipe está preparada para te receber, conversar e apresentar a Plataforma ARGUS!

Entre em contato conosco!