background

Blog da Athenas

Por: Equipe Athenas Agrícola 23/08/2019

Você sabe o que é Sistematização de Solos?

Você sabe o que é Sistematização de Solos?

A evolução da tecnologia e das técnicas de plantio andam em conjunto para trazer mais eficiência para todos os processos agrícolas. Um ótimo exemplo, é a sistematização do solo, uma técnica muito interessante, aplicada especialmente no plantio de cana-de-açúcar. Se você não sabe do que se trata esse conceito, confira o artigo e entenda!

O que é a sistematização de solos?

 

A sistematização de solos é um processo que visa trazer resultados em três pontos principais do plantio de cana-de-açúcar: o operacional, o ambiental e os agronômicos. Todos juntos trazem muito mais lucratividade, produtividade, conservação do solo e da água e redução dos custos.

Portanto, esse tipo de projeto visa, basicamente, fazer o alinhamento adequado das fileiras de cana, de modo que o espaço seja utilizado de maneira ótima, limitando a movimentação de pessoas e máquinas pesadas, assim como, a sua interação com os componentes da plantação.

Como funciona a sistematização de solos?

 

Como mencionado acima, a sistematização afeta positivamente diversos aspectos da plantação.

Primeiramente, a performance operacional é impactada de forma muito positiva, através de rendimentos no plantio, com um sistema de corte mais eficiente que evita transbordamentos e resulta em melhores tratos culturais de soqueiras. Isso se traduz em uma redução considerável de custos.

Para isso, devem ser conhecidos o tipo de solo, o relevo, a condição climática e todas as características intrínsecas da plantação no local. A partir daí, são planejados a dimensão, a forma e a disposição das fileiras de cana.

E os ganhos agronômicos, andam lado a lado da consciência ambiental. A sistematização causa uma boa infiltração de água e a massa de palha que existe na superfície do solo contribui para sua conservação. E ainda, com uma clara diminuição do pisoteio na linha, existe uma maior produtividade e conservação da lavoura e do solo.

Por que existe a sistematização de solos?

 

Essa prática existe como uma resposta direta ao processo de compactação do solo presente nas lavouras. Com o abandono do sistema de despalha por fogo, o excesso de palha no solo ajuda a protegê-lo e a deixá-lo mais rico, mas graças a constante movimentação em cima dessa superfície, a compactação se tornou um problema enorme.

A sistematização dos solos é uma solução para esse problema. Ela existe para analisar a lavoura e todas as suas características, de modo a encontrar uma resposta de posicionamento lógico e de movimentação de pessoas e máquinas que seja ideal. Isso inclui também, o preparo do solo para receber a cana-de-açúcar, de acordo com suas características.

É interessante observar como a substituição de um modelo por outro mais eficiente leva a descoberta de soluções que tornam o plantio cada vez melhor.

O que você acha da sistematização de solos? Ela certamente pode ajudar a sua lavoura a ser mais produtiva, econômica e sustentável, ou seja, você lucra mais e por mais tempo.

Quer saber melhor como esse trabalho funciona? Fale conosco!

Entre em contato conosco!