Conheça a história de um fornecedor de cana que passou de 60 tons/ha para 100 tons/ha - Fazenda das 3 Lagoas

Nossa história com a família Mendonça (Juarez Mendonça, Juarez Mendonça Filho, Guilherme Mendonça e Lucas Mendonça) começou em 2010 quando eles até então administravam 600 há da “Fazenda das 3 Lagoas” produzindo cana-de-açúcar, com média de produtividade ao redor das 60 toneladas por hectare e longevidade média de 3,5 cortes.
A família Mendonça conhecia alguns de nossos trabalhos de mapeamento, especialmente os realizados em usinas de cana no Mato Grosso do Sul e foi com esse projeto que a nossa parceria começou.
Fomos até a Fazenda das 3 Lagoas (administrada em 50% de sua área pela família Mendonça) iniciando o nosso trabalho com a identificação de solos e ambientes e classificação em unidades de manejo. Durante as visitas os gestores sempre acompanharam de perto o nosso trabalho e nosso time teve a oportunidade de discutir características de manejo e oportunidades de melhoria na condução do negócio, através de ideias para o planejamento agrícola e ao melhor uso de insumos.
À época entregamos o projeto de mapeamento e seguimos nossos caminhos separadamente.
6 meses depois, durante um evento que tinha como palestrante um de nossos consultores, o prof. Jairo Mazza, o sr. Guilherme Mendonça nos procurou, e apontou que estava vendo na prática alguns dos pontos de atenção aos quais nossa equipe os tinha alertado durante o projeto de mapeamento realizado.
A Fazenda das 3 Lagoas vinha de alguns anos com dificuldades em alcançar a rentabilidade desejada, mas eles sentiam que era possível transformar o seu negócio, desde que obtivessem um aumento da produtividade e da longevidade do canavial.
Em meados de 2011 começamos junto a eles o trabalho de consultoria, que tinha como objeto principal a confecção de um plano diretor agrícola (manejo de solos, épocas de plantio, preparo de solo, época de colheita das áreas) que viesse a escalonar os resultados com SUSTENTABILIDADE.
Um dos pontos de dúvida, que alimentou a intenção dos gestores à nossa contratação era em relação a viabilidade da utilização de uma estrutura de irrigação que eles já detinham (com capacidade de atender a aproximadamente 35% da área de cana), mas que estava inutilizada.
Outra situação que atacaríamos em conjunto seria a da compactação dos solos, pois apesar de a fazenda apresentar solos em sua maioria muito bons o sistema radicular das plantas não tinha acesso a um volume adequado de solos para o seu máximo desenvolvimento.
Mostramos naquele momento, que a utilização da estrutura de pivôs traria grandes retornos ao negócio, tanto quantitativos quanto qualitativos, apontando a forma mais eficiente de sua utilização.
A qualidade na execução em campo das operações planejadas à esta altura foi o ponto determinante para a transformação do negócio.
Já experimentando rentabilidade bem maiores, fomos em conjunto atacando novas frentes, como o monitoramento da fertilidade das áreas, através da implantação da Agricultura de Precisão, compreendendo inclusive a aplicação a taxa variável de insumos, desde os corretivos até fertilizantes.
Atualmente a família administra aproximadamente 1.300 há de cana, com produtividade média acima de 100 toneladas por hectare e longevidade média de 5,5 cortes, fornecendo ao Grupo Raízen anualmente aprox. 130 mil toneladas de cana, e vislumbrando num futuro próximo alcançar 200 mil toneladas.
Na semana passada a Fazenda das 3 Lagoas recebeu da Raízen um prêmio concedido aos reconhecidos como melhores fornecedores de cana-de-açúcar de todo o grupo.
Os gestores agora contemplam a gestão por eles mesmos das operações de plantio e de colheita, datado para iniciar em até 2 anos.
Neste planejamento está inserido outro de nossos produtos, a sistematização, que traz ao produtor ganhos tanto em produtividade quanto em longevidade, resultado em maiores rentabilidades a curto, médio e longo prazo.
Temos convicção de que o que fez deste um “case” de tamanho sucesso foi a qualidade tanto dos projetos quanto da execução destes em campo, foi o alinhamento entre a nossa equipe e a equipe de gestores da Fazenda das 3 Lagoas.

navigation

Voltar ao Topo